Cirurgia Plásticas Associadas: Abdominoplastia + Lipoaspiração
A abdominoplastia é o procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais definido e tonificado. Já a lipoaspiração, também conhecida como lipoescultura, remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando assim o contorno e a sua proporção. Esses procedimentos são comumente associados de forma segura em uma mesma cirurgia pois proporcionam um resultado global à cintura do paciente, deixando-a mais fina, algo que não acontece quando realizamos somente a abdominoplastia.
As áreas de lipoaspiração mais associadas à abdominoplastia são as regiões do dorso alto, onde formam as dobras de pele na marca do sutiã, na região dos flancos (cintura) e o próprio abdômen.
A combinação da lipoaspiração à abdominoplastia tem uma boa aceitação também pelo fato de não necessitar de uma malha compressiva pós-operatória adicional, e de não acrescentar limitação extra as atividades diárias. Porém, quando há desconforto, este normalmente é referido nas áreas lipoaspiradas, sendo a abdominoplastia geralmente indolor. Da mesma forma, a lipoaspiração necessita de uma drenagem linfática mais efetiva. Apesar dessa combinação ter um resultado muito satisfatório, a boa saúde e a prática de exercícios físicos nunca devem ser deixadas de lado, pois serão necessárias na manutenção do resultado da cirurgia
Ao escolher um cirurgião plástico para a cirurgia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.