Lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais populares dentro da cirurgia plástica em todo o mundo. Consiste na aspiração cirúrgica de gordura do plano subcutâneo localizado logo abaixo da pele, deixando um contorno corporal mais desejável e uma transição cutânea mais suave entre as regiões anatômicas. Já a lipoescultura define-se pelo preparo dessa gordura lipoaspirada com a posterior reintrodução em áreas que necessitem aumento de volume ou remodelagem corporal, como o bumbum nas mulheres, por exemplo.

Dentre as regiões mais comumente tratadas encontram-se:

  • submento ou pescoço;
  • abdômen;
  • costas;
  • cintura;
  • braços;
  • e membros inferiores, incluindo aqui os culotes, parte interna das coxas e joelhos

Contornos corporais indesejados e desproporcionais podem ocorrer pela origem genética, falta de controle de peso ou de atividades físicas.  Dessa forma, à exceção daqueles do primeiro caso, o acúmulo de gordura é resultado da diferença entre as calorias que ingerimos por aquelas que gastamos. Assim, somente a cirurgia, sem a prévia mudança dos hábitos de vida, muitas vezes tende ao fracasso, com a rescidiva dos acúmulos em maior ou menor grau.  A lipoaspiração, nesse sentido, não deve ser encarada como um procedimento que vise o emagrecimento, sendo candidatos ideais a esta cirurgia plástica aqueles pacientes com gordura localizada e que dificilmente responde com  dietas e exercícios

O procedimento é realizado em hospital, com anestesista e comumente com um período de internação de um dia.  No pós-operatorio é necessária a realização de drenagens linfáticas para diminuir o inchaço e acúmulos líquidos, assim como uso de malha elástica compressiva modeladora.  O retorno às atividades é gradual, geralmente após a segunda semana.

Ultimamente temos visto uma banalização da lipoaspiração. No entanto, ela é uma cirurgia como outra qualquer, que envolve riscos e cuidados específicos.  Por isso faz-se necessário uma boa avaliação pré-operatória pelo seu cirurgião plástico, sendo que em certos casos uma dieta para eliminar o excesso de peso, associada a exercícios para fortalecer os músculos e aumentar o gasto calórico, é suficiente para garantir resultados satisfatórios.

Candidatos ao procedimento cientes de que a lipoaspiração não é considerada um método para emagrecimento e que tampouco substitui a prática de atividades físicas, ela ajuda a devolver o bem estar e a segurança para o paciente, harmonizando a sua auto-estima com a imagem corporal.